domingo, 11 de novembro de 2012

Células-tronco

  A célula-tronco é formada a partir da fecundação do espermatozoide no óvulo, formando o zigoto. Esse se divide várias vezes dando origem inicialmente ao embrião e depois ao individuo adulto que é formado muitas células. As células-tronco são divididas em embrionárias e  somáticas. As somáticas são encontradas na medula óssea. Podem ser coletadas no cordão umbilical, gordura e medula óssea, por isso são difíceis de se obter. Sua principal função é manter e reparar o tecido em que se encontram. Já as células tronco embrionárias são derivadas da massa celular interna do blastocisto que é um estágio de embrionário precoce. Elas podem dar origem a novas células-tronco idênticas a elas mesmas em um processo conhecido como auto renovação. Podem dar origem também aos neurônios, sangue e ao epitélio. E são de fácil obtenção.
As células tronco embrionárias são classificadas em: pluripotentes e totipotentes. As pluripotentes  são retiradas do embrião por volta do quinto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 64 células. Isso gerou muitas discussões éticas e religiosas. Pois para obter essas seria necessário "tirar a sua vida", pois um embrião é considerado uma vida em formação. Então os médicos e cientistas estão buscando novas formas de conseguir esse tipo de célula-tronco, pois ela poderá servir para o estudo do desenvolvimento, para entender como se da a formação de um individuo, testes de novos medicamentos que em geral são feitos com animais agora podem ser feitos com células humanas além de ser um fonte para terapia celular já que podem gerar células dos diversos tecidos do nosso corpo. Podendo curar o mal de Parkinson, Alzheimer, derrames, enfartes, doenças sanguíneas ou na espinha e câncer.
Essas são algumas formas que os médicos e cientistas estão tentando conseguir células-tronco embrionárias: reprogramando as células da pele,  a partir do dente de leite, do sangue menstrual, entre outros.
Quando descobrirem um meio de obter células tronco sem tem discussões éticas ou religiosas, será um grande avanço para a medicina, podendo ser a cura de várias doenças.

3 comentários:

  1. Luiza, gostei muito de seu texto. Bem completo, e contém todos os assuntos solicitados. Gosteu muito da sua introdução. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem explicado, para todo os assuntos propostos parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado,texto com bastante clareza. Parabéns.

    ResponderExcluir