domingo, 25 de novembro de 2012

Blogs comentados...

http://blogdafernanda2012.blogspot.com.br
http://marinacorral.blogspot.com.br

Energia


As fontes renováveis de energia são as que não prejudicam a natureza e são originárias de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. Como exemplo desse tipo de energia, podemos citar: energia solar, energia eólica (do vento, energia hidráulica (dos rios) , biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos). Essas são chamadas de “combustíveis renováveis”.
Essas energias constituem uma forma de energia limpa, ou seja, não polui o meio ambiente. Mesmo aquelas que produzem uma quantidade pequena de gases poluentes é considerada energia limpa, como é o caso da biomassa. Atualmente, cerca de 20% da energia gerada e consumida no mundo são provenientes de fontes limpas (dados de 2011).
A energia solar, eólica, hidrelética, biomassa, geotérima, mareomotriz, nuclear, e o carvão mineral, são consideradas energias limpas. As formas disponíveis de obte-las são, captando os raios solares por meio de painéis solares, captando o vento por meio de turbinas eólicas e enormes cata-ventos em construções, captando a água por turbinas aquáticas e como fonte resíduos da agricultura e das florestas e tudo que é biodegradável e biodiesel.
Eu acredito que a forma de energia que menos prejudica o meio ambiente é a energia solar. Pois podemos aproveitá-la tanto como fonte de calor como de energia. Essa é abundante no nosso ecossistema e renovável a cada dia, não influencia no efeito estufa, além de não precisar de turbina ou geradores, para sua obtenção, porém exige altos investimentos. É uma solução para as áreas que não tem eletricidade.  Além disso o Sol irradia anualmente o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela população mundial neste mesmo período. E para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar 1 suprimento de energia equivalente a:

  • 54% do petróleo nacional

  • 2 vezes a energia obtida com o carvão mineral

  • 4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.

domingo, 11 de novembro de 2012

Blogs comentados...

http://anaclarabonfante.blogspot.com.br/
http://giuliamazzini.blogspot.com.br/
http://viitoriaoliveira.blogspot.com.br/

Células-tronco

  A célula-tronco é formada a partir da fecundação do espermatozoide no óvulo, formando o zigoto. Esse se divide várias vezes dando origem inicialmente ao embrião e depois ao individuo adulto que é formado muitas células. As células-tronco são divididas em embrionárias e  somáticas. As somáticas são encontradas na medula óssea. Podem ser coletadas no cordão umbilical, gordura e medula óssea, por isso são difíceis de se obter. Sua principal função é manter e reparar o tecido em que se encontram. Já as células tronco embrionárias são derivadas da massa celular interna do blastocisto que é um estágio de embrionário precoce. Elas podem dar origem a novas células-tronco idênticas a elas mesmas em um processo conhecido como auto renovação. Podem dar origem também aos neurônios, sangue e ao epitélio. E são de fácil obtenção.
As células tronco embrionárias são classificadas em: pluripotentes e totipotentes. As pluripotentes  são retiradas do embrião por volta do quinto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 64 células. Isso gerou muitas discussões éticas e religiosas. Pois para obter essas seria necessário "tirar a sua vida", pois um embrião é considerado uma vida em formação. Então os médicos e cientistas estão buscando novas formas de conseguir esse tipo de célula-tronco, pois ela poderá servir para o estudo do desenvolvimento, para entender como se da a formação de um individuo, testes de novos medicamentos que em geral são feitos com animais agora podem ser feitos com células humanas além de ser um fonte para terapia celular já que podem gerar células dos diversos tecidos do nosso corpo. Podendo curar o mal de Parkinson, Alzheimer, derrames, enfartes, doenças sanguíneas ou na espinha e câncer.
Essas são algumas formas que os médicos e cientistas estão tentando conseguir células-tronco embrionárias: reprogramando as células da pele,  a partir do dente de leite, do sangue menstrual, entre outros.
Quando descobrirem um meio de obter células tronco sem tem discussões éticas ou religiosas, será um grande avanço para a medicina, podendo ser a cura de várias doenças.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Blogs comentados ....

http://anaclarabonfante.blogspot.com.br/
http://viniciuscerutti.blogspot.com.br/

LHC e Bóson de Higgs


1) O que é o LHC?
Large Hadron Collider ou LHC é um experimento científico. Sua forma é circular, com um perímetro de 27 quilômetros. É um acelerador de prótons.
2) Qual o objetivo geral da construção do Large Hadron Collider (LHC)?
                É acelerar os prótons, núcleos de hidrogênio, a aproximadamente 99,999999 porcento da velocidade da luz e fazem eles colidirem com outros prótons vindos no sentido oposto para descobrir do que tudo é feito, do que o universo é feito, e como tudo se mantém junto.

3) O que é o Bóson de Higgs e qual sua importância para a Física?
É uma partícula associada ao campo de higgs que é o que da massa a tudo que existe. Funciona como um campo de força que fica em volta de todas as partículas e reduz a velocidade delas. É muito importante para a física, pois era o que faltava no modelo padrão que comprova as teorias da física.

4) Por que o Bóson de Higgs é chamado de "partícula de Deus"?
Por causa do título do livro de Leon Lederman. O autor deu ao livro o nome “The Goddamn Particle” (A partícula maldita), por ser difícil de ser encontrada em experimentos. O título se modificou para “A Partícula de Deus” por seu editor por achar ele inadequado.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Comentários

Postei comentários nos blogs:

Pegada Ecológica

          Atualmente sustentabilidade é um termo muito usado. São atividades humanas que visam preencher as necessidades atuais dos seres humanos, sem prejudicar o futuro das próximas gerações, ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente. Algumas ações relacionadas á sustentabilidade são:  Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica, exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento, etc.
Sendo assim foram criados diversos projetos como a Pegada ecológica que de acordo com a WWF  nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.
          Os resultados da minha pegada ecológica foram os seguintes:
 -Se todos vivessem como eu seria necessário uma capacidade de regeneração de 1 planeta por ano.
- Para sustentar o meu estilo de vida toma-se 1.7 hectares da área bioprodutiva do planeta Terra.
Área de energia ............................. .9.4%
Área cultivada ............................... 27.5%
Área de pastagens ......................... 34.8%
Área de florestas ........................... 22.4%
Área construida ................................4.8%
Área de pesqueiro ...............................1%
Olhando os meus resultados, percebi que meu estilo de vida prejudica muito o meio ambiente. Para melhorar esse resultado eu poderia comer menos carne e passar menos tempo no computador.
As pessoas de alguma maneira tem que se dar conta das ações que estão tomando. Para não causar danos ao nosso planeta, para as gerações futuras. Não precisam ser mudanças radicais apenas aquilo que já é dito por vários anos como poupar a energia, a água, etc.

sábado, 16 de junho de 2012

Física

        O objeto de estudo da física é a natureza. Isso já esta indicado no nome, que vem do grego "physis" e significa, natureza.
        A física é dividida em cinco ramos, por ser muito ampla.
        A mecânica, onde se estuda os movimentos dos corpos e seu repouso, como o movimento dos ponteiros do relógio.
        A termologia, analisa os fenômenos térmicos, como a solidificação da água.
        A óptica onde estudamos os fenômenos relacionados á luz, como o uso do óculos.
        A ondulatória é o ramo da física que estuda as ondas, como as transmissões via satélite.
        E o eletromagnetismo que analisa as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, seus efeitos e aplicações, como os cartões de crédito.
        A física está muito presente no nosso dia-a-dia como vimos nos exemplos anteriormente. Sendo assim é muito importante estudá-la para compreender o que acontece ao nosso redor e fazê-la evoluir.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Espanhol

Respostas:

1-¿Cuándo Argentina declara guerra a Inglaterra?
A Argentina declarou guera contra a Inglaterra em 2 de abril de 1982.

2-¿Cuál es el término que cedió Las Malvinas por España?
  Foi a Independência da Argentina.

3-¿Quién fueron los primeros seres humanos nacidos en la Isla? ¿Ingleses? ¿Argentinos? ¿Españoles? 
   Os primeiros seres humanos nascidos na ilha foram os argentinos.

4- ¿En qué año el Reino Unido reconoce la independencia Argentina?
   Em 1825.

5- ¿Que gobernador Argentino impulsó el negocio entre las islas?
   Foi Luiz Vernet, governador argentino, que tornou capaz a negociação entre as ilhas.

6- ¿En 1830 qué país llegó a la isla dando señales amigables? ¿y qué ha hecho este país delante de la confianza del pueblo argentino?
    Os franceses chegaram na ilha dando sinais amigáveis. Porém assim que desembarcaram destruiram o Puerto Soledad.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Negrinho do pastoreio


Eu era um observador muito eficaz, tudo o que acontecia naqueles pampas eu sabia. Eu tinha um vizinho muito rico que criava bois e cavalos, ele era o estancieiro.
O estancieiro nunca ajudava ninguém, tinha muita maldade no coração, assim como seu filho. Eles tinham um escravo, que todos chamavam de Negrinho que era muito mal tratado pelos dois.
Certo dia eu estava na varanda de minha casa, quando escutei uma conversa entre o estancieiro e nosso vizinho. Este dizia que seus cavalos eram mais rápidos que os do estancieiro. O fazendeiro que era muito orgulhoso resolveu fazer uma corrida de cavalos para provar que seu adjacente estava errado. Assim mandou seu escravo, Negrinho, treinar e montar seu cavalo mais veloz.
No dia da corrida, eu via no rosto de Negrinho certo medo, não era de menos, pois ele corria por sua vida. Fui até o local onde haveria essa disputa, encontrei um lugar perto da chegada e esperei a largada.
A corrida havia começado, logo após as apostas, o Negrinho estava com certa vantagem, porém algo assustou seu cavalo fazendo com que ele perdesse a corrida. Nesse momento olhei fixamente para o estancieiro que demonstrava fúria em sua face, por ter de cobrir todas as apostas.
Alguns minutos depois de eu chegado em casa, ouvi o estancieiro gritando com o seu escravo. Ele iria ser punido pela derrota. Deveria ficar 30 dias e 30 noites cuidando de 30 cavalos no pasto. Como se não bastasse deu-lhe trinta chibatadas. Fui até a varanda e vi o Negrinho chorando levando os cavalos para o pasto.
Na manhã seguinte acordei com os gritos do filho do estancieiro chamando o pai. Ele estava dizendo que o escravo, havia adormecido e deixado todos os cavalos fugirem. O fazendeiro mais uma vez furioso foi até o pasto buscar o garoto. Algum tempo depois deu para ouvir os gritos do Negrinho sendo chicoteado mais uma vez depois a voz do patrão ordenando que ele voltasse e procurasse pelos cavalos.
Fui dar um passeio á tarde e vi que o Negrinho havia conseguido reunir todos os cavalos. Um pouco mais tarde ouvi o filho do estancieiro dizendo para o seu pai que o escravo havia adormecido novamente e deixado os cavalos escaparem. Fui até a varanda e vi o rosto daquele jovem expressando satisfação e comentando com um amigo que havia soltado os cavalos para ver seu escravo sofrer.
Ouvi mais uma vez o Negrinho levando uma surra, porém ele não gritava mais. Ouvi a voz do patrão ordenando a seus outros escravos que jogassem o menino em um formigueiro, pois ele estava morto.
No outro dia eu resolvi ir até o formigueiro ver como estava o garoto, e para minha surpresa eu não era o único o estancieiro havia ido lá também. Para não criar problemas me escondi atrás de uma árvore, e levei um susto. O garoto estava sorridente ao lado de Nossa Senhora e dos trinta cavalos. O fazendeiro estava pasmo, olhando o menino montando no cavalo que havia perdido a corrida e indo embora.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fiz comentário nos blogs:

http://anaclarabonfante.blogspot.com.br/
http://viitoriaoliveira.blogspot.com.br/

SOCIEDADE


O que significa a palavra liberdade? As duas primeiras definições de acordo com o dicionário Michaelis são “1.Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. 2. Poder de exercer livremente a sua vontade.” Será mesmo que temos liberdade?
Em minha opinião nós não somos seres livres. Temos que seguir regras e padrões impostos pela sociedade, tanto moral quanto cultural.
A maioria das pessoas quer se expressar, porém, não consegue por medo de ser oprimido, ou seja, nós não fazemos a nossa hora, já viemos com hora marcada. As pessoas que conseguem expressar sua opinião, ou opção sexual, etc., são julgadas e muitas vezes vítimas de violência.
Para ser aceito algumas pessoas, na maioria das vezes adolescentes, agem de forma errada, usam drogas lícitas e ilícitas, praticam a criminalidade, entre outros.
Afinal, é possível? O que é preciso?
Somos capazes de mudar essa realidade, cada um, mas em uma sociedade acomodada como a nossa, tendemos a prosseguir sem questionar, vivemos o arquitetado, planejado, não temos direito para expressar nossa vontade, então, somos livres para o que exatamente?
Concluímos então que para ser aceito na sociedade muitas vezes acabamos escondendo quem nós realmente somos. Agimos de acordo com o padrão e muitas vezes não sabemos o que fazer para escapar, ter nosso individualismo, liberdade.

domingo, 25 de março de 2012

Comentários

Fiz comentários nos blogs :

anaclarabonfante.blogspot.com
viitoriaoliveira.blogspot.com
lucastz.blogspot.com

sábado, 24 de março de 2012

Biologia

          A palavra vem do grego bio = vida e logia = estudo. Então a biologia é responsável pelo estudo da vida, desde a sua composição até a história evolutiva dos seres vivos.
Essa ciência é subdividida em várias áreas. Algumas delas são as seguintes: 
       Ecologia é uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo. É dedicada aos estudos das relações dos seres vivos entre si e suas interações com o meio ambiente onde vivem. Ela também se encarrega de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra.
No dia a dia somos ecológicos, quando não jogamos lixo nas ruas, rios, etc.
        Genética é a ciência cujo objeto é a herança biológica, isto é, a transmissão dos caracteres morfológicos, estruturais, fisiológicos, bioquímicos e até de comportamento de uma para outra geração de seres vivos de uma espécie. Nessa subárea temos várias pesquisas com células-tronco para cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzheimer e cardiopatias.
         Citologia é o estudo das células, da sua anatomia (conjunto de organelas), conteúdos orgânicos (proteínas, lipídeos, ácidos nucléicos), cito esqueletos, sais minerais e água, e como isto tudo funciona num sistema vivo. Obtemos informações sobre as células do nosso sangue fazendo o teste do hemograma.
         Microbiologia é o estudo dos microrganismos. E microrganismos são as formas de vida que, originalmente, só poderiam ser vistas com o auxílio do microscópio óptico (posteriormente, com o microscópio eletrônico). Elas incluem Bactérias, Fungos, Vírus, Protozoários, etc. Os microorganismos estão presentes em todos os lugares, um exemplo é o vírus da gripe.
         Botânica é o ramo da biologia que estuda a fisiologia e a morfologia das plantas, dos fungos e das algas. Ela é dividida em botânica descritiva, botânica aplicada e botânica experimental. Ela faz parte do nosso cotidiano, por exemplo, na alimentação, quando comemos , alface, rúcula, etc.
      A biologia tem muita importância no nosso dia a dia como vimos nos exemplos anteriormente. Ajuda a nos entender melhor, assim como o meio ambiente no qual vivemos e os seres vivos que convivemos. Entendendo assim suas reações, comportamentos diante das ações que temos.